Med é pop

blog voltado para quem gosta de medicina e cultura...com temas do momento

medepopers

med é pop e esta também no:

30 de jan. de 2012

Icterícia neonatal fisiológica e Kernicterus. Quais as diferenças? - Saúde da Criança > abc.med.br

Icterícia neonatal fisiológica e Kernicterus. Quais as diferenças? - Saúde da Criança > abc.med.br:
adaptado de: http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/254630/ictericia+neonatal+fisiologica+e+ke.htm

Icterícia neonatal fisiológica e Kernicterus. Quais as diferenças?


Afinal todos bebes ficam amarelos ou é alguma doença seria!!tire suas dúvidas nessa sessão !
Icterícia neonatal fisiológica e Kernicterus. Quais as diferenças?
O que é a icterícia neonatal?
A icterícia neonatal é caracterizada pelo aparecimento de uma cor amarelo-alaranjada na pele, nas mucosas, na conjuntiva e em outros tecidos do corpo, que ocorre do segundo ao quinto dias de vida do bebê. Ela comumente desaparece ao final do sétimo dia de vida.
Ela é um fenômeno fisiológico normal que afeta cerca de 80% dos recém-nascidos, sendo mais frequente e intensa naqueles bebês nascidos prematuramente. Embora seja um acontecimento simples não deve dispensar o acompanhamento médico em virtude da possibilidade de complicações graves.
O que é o Kernicterus?
Normalmente, a hemoglobina liberada pela destruição das hemácias (que são células com vida de pequena duração) é convertida em bilirrubina conjugada no fígado. Quando esse processo falha, seja por uma excessiva produção de bilirrubina, seja por insuficiência do metabolismo hepático, ainda imaturo, a taxa debilirrubina no sangue sobe muito e ela pode impregnar certos núcleos cerebrais, gerando uma encefalopatia bilirrubínica. Denomina-se Kernicterus às importantes sequelas neurológicas dessa encefalopatia. Ele constitui a principal e a mais grave das complicações da icterícia neonatal fisiológica.
Quais são as causas da icterícia neonatal?
A icterícia neonatal deve-se ao acúmulo de bilirrubina devido à grande destruição de hemácias do recém-nascido e liberação de hemoglobina, combinada com um metabolismo hepático ainda imaturo. É um mecanismo fisiológico normal, mas em alguns poucos casos pode ser expressão de uma patologia que requer tratamento.
Uma condição peculiar se dá quando existe incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho. Por exemplo, se osangue da mãe é Rh negativo e o do bebê é Rh positivo.
Quais são as causas do Kernicterus?
Normalmente a barreira hematoencefálica é impermeável à bilirrubina, mas se a concentração dela subir muito, por alguma causa, pode romper essa barreira e depositar-se em certos núcleos cerebrais, ocasionando a morte de neurônios correspondentes, levando a um quadro clínico chamado Kernicterus.
Quais são os sintomas da icterícia neonatal?
Normalmente a icterícia neonatal não gera sintomas. O sinal mais claro, observado pelos pais e que deve ser avaliado por um médico, é a coloração amarelo-alaranjada da pele que começa nos primeiros três dias de nascimento e muitas vezes é notado primeiramente na conjuntiva.
Em geral, começa pela testa, nariz e tórax e vai descendo até os pés; desaparecendo no sentido contrário: pés, pernas, barriga, braços, tórax e testa.
Toda icterícia que ocorre nas primeiras 24 horas após o nascimento deve ser cuidadosamente investigada por um médico.
Quais são os sintomas do Kernicterus?
Descrevem-se quatro fases:
  • Fase I: hipotonia muscular, letargia e fraqueza do reflexo de sucção.
  • Fase II: espasticidade muscular com ocorrência de opistótono e febre.
  • Fase III: melhora aparente, com diminuição da espasticidade.
  • Fase IV: sinais sugestivos de paralisia cerebral, em torno de 2 a 3 meses de vida. Esse quadro pode resultar em morte, mas os sobreviventes podem, na fase crônica, desenvolver paralisia cerebral atetoide, perda da audição, displasia dentária, paralisia do olhar e deficiências no aprendizado, memória e comportamento.
Como se trata a icterícia neonatal?
As icterícias neonatais de baixa intensidade cedem espontaneamente, sem exigirem tratamentos. O aumento da frequência das amamentações e do número de evacuações ao dia ajuda na eliminação da bilirrubinaacumulada.
Casos em que essa acumulação é mais intensa (acima de 12mg/dL nas primeiras 24 horas ou 18mg/dL a partir do terceiro dia de vida), como nos casos de incompatibilidade sanguínea mãe-filho, por exemplo, ou outras patologias favorecedoras; o bebê deve ser internado para ser submetido a uma fototerapia (conhecido popularmente como “banho de luz”), a uma exsanguineotransfusão (transfusão de substituição do sangue do bebê por um sangue compatível) ou a outra técnica terapêutica específica.
Como se trata o Kernicterus?
O kernicterus é devastador, porém evitável. Depois de estabelecidas, as lesões cerebrais são irreversíveis. Por isso, os níveis de bilirrubina devem se monitorados e controlados pelo médico desde o início.
Todo bebê ictérico deve ser avaliado por um pediatra.
ABC.MED.BR, 2012. Icterícia neonatal fisiológica e Kernicterus. Quais as diferenças?. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2012.
'via Blog this'

Postagens populares

conteúdo protegido!não copie !

Protected by Copyscape Online Copyright Checker